Jornada Pedagógica – 18 e 19 março

Um dos assuntos que serão abordados na nossa jornada pedagógica será o Plano Municipal de Educação. Segue abaixo uma síntes do Plano Municipal de Educação.

PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO – SÍNTESE

O Plano Municipal de Educação (PME) é um plano de Estado e não somente um plano de Governo. Sua construção é abrangente e trata do conjunto da educação no âmbito municipal, expressando uma política educacional para todos os níveis, as etapas e modalidades de educação e de ensino. Espera-se construir os rumos da educação para os próximos 10 anos, de forma democrática e participativa, envolvendo toda a sociedade civil organizada e representações
de órgãos das várias instâncias da administração pública. O Plano deverá contemplar:
– Educação Infantil
– Ensino Fundamental
– Ensino Médio
– Educação Superior
– Educação de Jovens, Adultos e Terceira Idade
– Educação à Distância e Tecnologias Educacionais
– Educação Tecnológica e Formação Profissional
– Educação Especial
– Educação Indígena
– Educação, Meio Ambiente e Saúde
– Educação Étnico-racial
– Educação Hospitalar
– Formação e Valorização dos Trabalhadores da Educação
– Financiamento e Gestão dos Recursos
– Gestão Democrática
– Avaliação e Acompanhamento
Para a Elaboração do PME há três Comissões: Comissão de Coordenação, Comissão de Mobilização
e Comissão de Sistematização, formadas por representantes das instituições e entidades organizadas, que se
dispuzeram a participar e foram eleitas. Também estão sendo feitas várias Reuniões de trabalho, Fóruns, e ainda haverá Seminário de Mobilização, Reuniões Propositivas Locais, Reuniões Propositivas Regionais e a Conferência Municipal. Nesta Conferência, ocorrerá a discussão e aprovação da proposta do Plano Municipal de Educação, resultando num documento final, que será entregue ao Prefeito que, por sua vez, encaminhará à Câmara para votação. Nosso desafio é construir um plano que tenha identidade própria e autonomia, com base na realidade do Diagnóstico socioeconômico e educacional e, a partir daí, estabelecer, Metas, Ações e Procedimentos factíveis, definir as Estratégias a serem adotadas e os Recursos. Esta é a 1ª Etapa: Elaboração do PME.
Depois vem a 2ª Etapa, que é a Implantação do plano e, por último, a 3ª Etapa, que é o seu Acompanhamento e Avaliação. Na verdade, esta última etapa se caracteriza por ser uma Avaliação Processual: ela ocorre permanentemente, sendo um processo avaliativo constante. Portanto, ao longo de toda a elaboração do plano serão feitas atividades avaliativas com a finalidade de fornecer um feed-back para permitir redirecionar e re-planejar as ações que precisam de novas estratégias, redimensionamentos e rumos.
A Constituição Federal de 1988, no seu Art. Nº 214, diz que o objetivo do Plano Nacional de Educação é a “erradicação do analfabetismo, universalização do atendimento escolar, melhoria da qualidade do ensino, formação para o trabalho e promoção humanística, científica e tecnológica do País”.
Isto vale, conseqüentemente, para o Plano Municipal de Educação.

2 comentários sobre “Jornada Pedagógica – 18 e 19 março

  1. Quem agradece somos nós, afinal, a Escola está organizada graças a colaboração de todos. Obrigado pelo comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *