Quem foi José Bento de Assis?

Estes números correspondem ao total de visitantes ao blog. Obrigado pela sua visita.

Contador de visitas

Biografia do patrono
José Bento de Assis, nascido em São João Del´Rey, Estado de Minas Gerais em 21 de março de 1875, foi professor, grande latinista e lente catedrático, filho de escravos, às custas de seus próprios méritos, conseguiu se destacar nos meios culturais de nosso país.
Fez seus estudos preparatórios no seminário de Mariana e prestou exames no Externato do Ginásio Mineiro em Ouro Preto.
Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais, pela Faculdade de Direito de Minas Gerais, onde colou grau aos 27 de novembro de 1901.
Foi promotor de Justiça e Curador geral de órfãos da Comarca de São Sebastião do Paraíso e fundador em 1907 do Ginásio Parainense e da respectiva Escola Normal (oficializada pelo governo de Minas Gerais).
Em 1911, através de concurso, foi nomeado catedrático de Latim do Ginásio de Campinas.
Foi lente de Latim e Português nos seguintes estabelecimentos da cidade de Campinas: Ginásio Diocesano Santa Maria, ateneu paulista, colégio do sagrado coração de Jesus e Instituto Cesário Mota.
Regeu interinamente no Governo Oficial do Estado as cadeiras de Literatura, Italiano, Francês, Português, Geografia, Cosmografia, e Corografia do Brasil.
Foi nomeado pelo Departamento Nacional do ensino como membro da Primeira Junta examinadora para proceder aos exames na cidade de campinas e de 1929 a 1930 inspetor federal do ateneu Paulista.
De 1925 até a extinção do cargo foi inspetor Regional de todos os estabelecimentos de ensino subvencionados neste estado pelo ministério da Agricultura.
Em junho de 1933, mediante parecer unânime do Conselho Universitário, foi transferido para o colégio Universitário da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, onde permaneceu até 1942 como lente do latim.
José Bento de Assis consagrou ao magistério, bem mais da metade de sua existência, onde permaneceu até 1942 como lente do latim.
José Bento de Assis consagrou ao magistério, bem mais da metade de sua existência, visto que aos 17 anos já era professor de nosso idioma.
Faleceu em 03 de maio de 1948 com 73 anos de idade.

30 comentários para “Quem foi José Bento de Assis?”

  1. Prof. João Toloi disse:

    Prezado Mestre Alves de Mello, no texto descrevendo a biografia do José Bento aparece……nascido em São Paulo Del´Rey, precisa arrumar o texto, onde o correto é nascido em São João Del Rey.

    Abraços,
    Prof. João Toloi

  2. alves disse:

    Ok! Conforme solicitado, a biografia já está arrumada. Obrigado pela correção (editoriação)

  3. Profª Deise disse:

    Olá Alves! Parabéns pelo blog!
    Uma pergunta. Nossa escola não possui nenhuma foto do nosso patrono? Seria interessante para ilustrar o texto.
    Abraços
    Deise

  4. alves disse:

    Olá Querida, tudo bom? Eu procurei no são google e perguntei na Escola, porém, por enquanto, nada! Se tu ficar sabendo me avise. Um grande abraço.

  5. thayna disse:

    eu adoro josé bento de assis, eu adoro tudo nele e sei que a educação é bem mandada nessa escola.Minha mae ja estudou e minha irma também
    nessa escola e quem não respeita a educaçao fica em casa.

  6. alves disse:

    Oi Thayna, tudo bom! Seu recado está dado. Valeu

  7. ellen disse:

    gostei muito bom prof continue assim agora falta a foto da escola

  8. jhenny disse:

    Estou feliz por estudar nessa escola, ela tem professores otimos, admiro muito eles e quero aprender cada vez mais e as lembranças vam ficar guardadas na memória!!! PENA QUE É MEU ÚLTIMO ANO!!!*_ _*

  9. alves disse:

    Valeu, obrigado!

  10. amandinha 7°D disse:

    eu adoro minha escola ela é d +!!!!—–>bjosss<——

  11. Bruna Nilza disse:

    Você pode até mandar um cartão pela internet mesmo, passar e dar um amplexo, mandar flores se for alguém sensível, um livro de poemas se for alguém que goste de poesias, mas em todas as condições olhar nos olhos, sorrir, beijar e abraçar com bastante força e morosidade é indispensável.Professores, se a pessoa é lítico eu entendo que ela deve pensar que a sinceridade é a melhor forma de receber parabéns, enfim vem do coração, isso de trajo é o que vale.

    Registado para sempre noo coração!

    Ass: Bruna Nilza de S. Almeida!

  12. vanesssa disse:

    falta a foto da escola

    Resposta: Agradeço pela sugestão e vou providenciar.

  13. jenny disse:

    esse ano éh meu ultimo e não quero que nada estrague ele!!!! e quando estiver com uns 40 anos não vou cansar de dizer aos meus filhos o quanto eu me orgulho por ter estudado nesta escola ♥

  14. luana disse:

    nossa josé bento de assis é uma das escolas que quem estuda não esquece
    uma escola maravilhosa professores são otimos alegres , elegantes, sabe ensinar e respeitar uma escola maravilhosa

  15. Luanna disse:

    Este é meu ultimo ano aqui no José Bento de Assis, estou aqui apenas 1 ano mais pelo pouco que estou aqui já estou gostando muito pena que este é o ultimo ano, mais sempre levarei para vida toda os momentos aqui !!! ♥

  16. vitoria disse:

    a adenair é a minha professora eu to no 2 ano amo muito ela no 2 ano ela é a minha professora a professora mas legal de todas♥♥♥♥♥♥♥♥♥

  17. Profª Cicera disse:

    Amigos, é uma honra participar destes 40 anos do Bento, conhecer tantos colegas de trabalho preciosos, alunos queridos, comunidade alegre. Espero que nenhum obstáculo ou desafio enfraqueça a força desta turma, e a história da escola seja escrita por muitas mãos corajosas e unidas, pois nada é mais importante do que a harmonia e o bem ao outro, só assim a gente construirá um mundo mais humano, feliz e solidário. Abraços a todos!

    Resposta: Professora Cícera, agradeçemos Vossa participação no blog e esperamos Teu retorno sempre. Um abraço do Professor Alves e toda equipe do Bento.

  18. Profª Deise disse:

    Olá colegas professores, alunos e funcionários de nossa escola…
    Quero parabenizar a todos pelos belíssimos trabalhos apresentados no evento “Bento 40 anos”.
    e aproveitar para deixar registrado que são poucas as escolas que podem contar com uma comunidade tão atuante e participativa.
    Profº Alves, sua participação foi de suma importãncia na realizaçao do nosso projeto. Meus agradecimentos pela sua total dedicação. Abraços a todos!
    Profª Deise

  19. rafaela disse:

    gostei muito mesmo da festa

  20. rafaela disse:

    gostei muito da festa

  21. oi professor joao tou passando para falar que eu tou muito feliz por que o bento ta fazendo 40 anos beijos ass.katielle.DA 5SERIE A

  22. fabio disse:

    o bento e muito daorra eu adorro
    a escola jose bento de assis
    e uim felis natal a todossssssssssss

  23. felipe disse:

    VOLTA AS AULAS.

    Resposta: As escolas retornaram suas atividades normais. Obrigado.

  24. o bento foi minha melhor escola muito zika,
    mais so tem uma coisa porque vcs não poem
    a listagem no site da escola ? ia ser melhor
    para todos. No dia nós ficamos no sol la fora
    e vcs nem prestam atenção ia ser melhor a
    listagen no site, mais ainda o bento e muito loko.

    Resposta. Fala Pedrão , com vai tudo bem? Como foram as férias? Meu querido sua ideia é muito original e bacana! Vou conversar com a Senhora Diretora Tânia a respeito da colocação da listagem no Blog. Obrigado e continue participando.

  25. paula-pry2010@hotmail.com disse:

    foi lindo

  26. bia silva disse:

    oi voce que muda escola fasa um para meninasa enifome que
    buza com nome escola e meninos buza nome
    e sote e meninas saia sim o não

  27. kevin disse:

    Ola prof deise continua suas aula de artes é mt dahora !

  28. De minha parte, gostaria de saber mais sobre josé bento de Assis
    Estive com educadores de MG,pedi para que pesquisassem.
    Sou muito interessada. Quem souber mande eu agradeço e claro, dividirei com a escola.
    Querida, por favor, pesquise no site do josebento.net! Nós colocamos a biografia do josé bento online.

  29. Aline Silva de Lima disse:

    Boa tarde A idéia do Blog é muito legal meu filho comenta muito e hoje esta sucessegado aqui no serviço resolvi conhecer e a final estudei ai da 1ª a 8ª serie minha mãe tambem e agora meus dois filhos Gabriel e Gabrielle estudam o Gabriel esta saindo da 5ª serie e a Gabrielle da 4ª serie espero que outra iniciativas para unir pessoas como esse blog seja feita.

    Um grande abraço

    Olá, tudo bom? Quem Vos escreve é o Professor Alves! Ficamos muito contente pela participação da comunidade no blog e também pela participação da comunidade na escola. Obrigado.

  30. Profª Sílvia disse:

    Olá, Alves! Bela iniciativa essa de publicar a biografia do patrono de nossa escola. Localizei-a por uma acaso e me foi de grande utilidade.
    Parabéns!

    Sílvia…

Deixe um comentário